sábado, 6 de fevereiro de 2010

De perto ninguém é normal.

No dia 14 de outubro de 2009, houve uma palestra no auditório da Universidade do Estado da Bahia, onde a equipe do CAP'S (Centro de Atenção Psicossocial) apresentou a sua proposta de trabalho aos alunos do campus XVI em Irecê.
O CAP'S é um serviço comunitário que trabalha em oposição os métodos dos antigos e extintos manicômios. Os manicômios eram espaços de reclusão e tortura para aquelas pessoas em que a sociedade considerava como loucas, o qual ao invés de ajudar na recuperação dos pacientes e inclui-los novamente na sociedade, os manicômios agravavam mais a situação.
O CAP'S veio com uma proposta de trabalho diferente, o qual possue uma equipe de médicos, psiquiatras, assistentes sociais, psicologos e outros justamente para cuidar dessas pessoas que possuem algum disturbios psicológico, afim de torna-los sociaveis e não de excluí-los da sociedade.
Uma das ações do CAP'S que me chamou mais atenção foi a inserção da música como método de recuperação e principalmente de diversão para as pessoas que fazer tratamento no centro. Havia tanto aulas para aprenderem a tocar instrumentos, quanto a criação de letras muito bonitas de músicas que falavam sobre a realidade dos pacientes e também sobre os seus sonhos.
Em síntese o trabalho do CAP'S é um exemplo para que nós serem humanos possamos dar novas chances de vida e principalmente incluir as pessoas que não consideramos normal perante os padrões que a sociedade impõe como normalidade, porque como eles próprios afirmam: DE PERTO NINGUÉM É NORMAL!

Nenhum comentário:

Postar um comentário