domingo, 7 de março de 2010

Princípios do Portifólia - 17 de outubro de 2009

É percebível que no Brasil quando se fala sobre avaliação, a maioria dos sujeitos se remetem imadiatamente ao conceito de prova, pois esse instrumento avaliativo foi o mais utilizado no Brasil, e ainda é até os dias de hoje. Porém os estudiosos e teóricos da educação estão começando a estudar e divulgar outros instrumentos avaliativos que dão mais abretura ao aluno, inclusive pra se auto-avaliar, e o Portifólio é um desses.

O Portifólio permite ao aluno que o próprio seja mais autônomo no seu processo de aprendizagem e que  tenha liberdade pra se auto-avaliar, desenvolve a criatividade do mesmo, e permite a refrexão sobre os seus níveis de desenvolvimento e de sua apreendizagem.

Esse instrumento exige muito dedicação do aluno, pois o mesmo tem que gostar da forma de avaliação, tem que gostar das tarefas propostas, para que o processo não se torne cansativo e sem estímilo. o Mesmo estímulo tem que ser transmitido pelo professor, o qual irá instruir e dispertar o aluno a gostar do portifólio.
O portifólio é uma avaliação muito subjetiva, o que proporciona que o próprio aluno seja mais conhecido pelo o seu professor e até por sua escola e também é um instrumento que permite que outras avaliações sejam incluídas no mesmo. Isso faz com que o o Portifólio seja um forma de avaliar muito rica, a qual vem enriquecer em saberes e conhecimento tanto o professor quanto o aluno, justamente por não ser feichado em si mesmo.

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