quinta-feira, 21 de maio de 2009

Diferença X Desigualdade

Atualmente é percebível a nível educacional, uma desproporção muito grande entre a educação escolar na cidade e no campo, em todos os seus aspectos.
Inicialmente já existe uma grande diferença, o contexto sociocultural e histórico, e também os espaços físicos se distinguem, pois a escola no campo está situada numa área distante da urbanização, possui uma cultura toda voltada pro cotidiano, hábitos e crenças rurais, e toda uma sociedade baseada nessa cultura. Essa escola tem que está inteiramente coerente com essa cultura e essa sociedade, para que os cidadãos do campo promovam educação e crescimento pro seu lugar de origem, sem perder suas raízes.
Já a escola da cidade, está situada logicamente em um espaço urbano, onde possui todo um contexto sociocultural e histórico diferente do rural, onde há mais desenvolvimento, há mais investimento por parte do país, há uma maior concentração de pessoas, etc. Então a diferença desses aspectos nessas duas educações escolares é gritante.
Porém essas diferenças promovem desigualdades. Pois primeiramente a área rural do Brasil carrega um legado histórico de descaso por parte das políticas de desenvolvimento deste país, onde esse descaso também atinge e muito a educação, o que promove uma educação precária e irregular para aquele contexto.
O investimento na educação urbana é consideravelmente maior que na área rural, e isso provoca uma padronização da educação urbana, a qual o governo tenta implantar no meio rural, causando assim uma incoerência entre o contexto e a educação, o que proporciona uma educação medíocre para a sociedade do campo.
A sociedade urbana é educada em prol dos seus valores, em prol do seu crescimento, em prol da sua cultura. A sociedade do campo é educada em prol dos valores da cidade, do crescimento da cidade, da cultura da cidade, e em prol desse campo, não existe educação. Isso está ridiculamente errôneo e desigual.
O Brasil tem que acordar e perceber que o campo precisa de investimentos, para poder se desenvolver. Mas não pra se tornar urbano, mas pra ter boa qualidade de vida social, educacional e política de acordo com suas origens, sempre sendo e tendo orgulho de ser CAMPO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário